quarta-feira, 2 de março de 2011

III Colóquio Festas e Socialidades

UFMG, 31 agosto - 02 setembro
A terceira edição do Colóquio Festas e Socialidades, a realizar-se entre 31 de agosto a 02 de setembro de 2011 na UFMG intenta dar continuidade ao trabalho iniciado no dois colóquios (2006 e 2008) já realizados, ampliando seu espectro, pela introdução da vertente internacional, sob a forma de colaboração conjunta na organização do evento e na perspectiva de ampliação do diálogo acadêmico entre Brasil e Portugal. Realiza-se igualmente sob a égide do convênio de intercâmbio celebrado entre a Universidade Federal de Minas Gerais e o ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e nos quadros da Festa em Rede, coletivo de pesquisadores que tem como meta oportunizar um espaço de troca generalizada entre os pesquisadores de diferentes áreas (sociologia, antropologia, história, comunicação social, turismo, educação física, etc.) que estudam o fenômeno festivo em suas múltiplas dimensões, modulações e articulações.
O colóquio tem uma natureza de reunião científica, na qual, através de conferências, de mesas redondas e de sessões temáticas, sejam apresentados e discutidos trabalhos individuais e/ou coletivos de pesquisa e livros, que abordem a temática da festa e da socialidade em suas diferentes dimensões, modulações e articulações epistêmicas, metodológicas e empíricas, desde um viés disciplinar, mas, sobretudo inter e transdisciplinar. Os trabalhos apresentados são publicados sob a forma de anais do evento.
O I colóquio realizou-se em 2006 na Universidade Federal de Sergipe, com a coordenação da professora Eufrázia Menezes, o II aconteceu em 2008 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte com a coordenação da professora Luciana Chianca. Ambos reuniram um número expressivo de participantes, possibilitando produtivas jornadas de trabalho e amplas trocas entre seus participantes.
O III colóquio realizar-se-á na Universidade Federal de Minas Gerais numa promoção conjunta do Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG, do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMG, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Mestrado em Antropologia da UFMG, e do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa sob a coordenação das professoras Léa Freitas Perez (UFMG) e Graça Índias Cordeiro (ISCTE-IUL). Sua programação é constituída por uma conferência de abertura, uma mesa redonda e sete sessões temáticas.

CHAMADA PARA SUBMISSAO DE RESUMOS:
ST 2: Festas: Diálogo entre a História e a Antropologia
Coordenação: Flávia Pires (UFPB) – ffp23279@gmail.com & Flávia de Sá Pedreira (UFRN) – flasaped@uol.com.br
Resumo: Se transitoriedade e efemeridade correspondem a estrutura profunda e atemporal da festa, ela só se realiza numa sociedade determinada, num tempo particular, portanto, atravessada pela história concreta. Toma-se a festa, seguindo a inspiração de Pierre Sanchis, como uma totalidade significante que se realiza tanto como "documento etnográfico situado" quanto como "pedaço de história". A partir deste ponto de vista, a ST, dando continuidade às discussões realizadas no II Colóquio, propõe um diálogo e uma mútua interpelação entre a antropologia e a história, colocando em discussão trabalhos que privilegiam ritos, comemorações e festividades em distintos contextos históricos e etnográficos, almejando tornar perceptíveis e compreensíveis mundos festivos diversos, penetrar em suas estruturas e restituir o movimento mesmo da vida que os constituem (em suas especificidades históricas).

Em breve o site estara disponivel!
Venha, vai ser uma festa! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário