terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Bolsas de doutorado na Alemanha com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado Pleno, Sanduíche e Duplo Doutorado na Alemanha. Professores e pesquisadores interessados podem se candidatar até o dia 3 de março de 2011. O formulário de propostas on-line está disponível no site da Plataforma Carlos Chagas.
Há oportunidades em todas as áreas do conhecimento. Para participar, no entanto, os candidatos devem ter excelente qualificação científica e acadêmica. Enquanto às bolsas de doutorado integral são destinadas a mestres, as oportunidades de doutorado sanduíche e de duplo doutorado beneficiam profissionais matriculados em curso de doutorado em instituição de Ensino Superior. Neste último caso, será exigido que os candidatos tenham concluído todos os créditos do curso de doutorado no Brasil antes da partida para a Alemanha.
O programa prevê curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com o nível do conhecimento de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.
Ainda sim os candidatos das áreas humanas e sociais devem apresentar, no mínimo, nível intermediário da língua. Nas demais áreas, os candidatos que não tenham proficiência em alemão devem apresentar bons conhecimentos de inglês. Os candidatos ao doutorado sanduíche só terão direito ao curso de alemão caso sua permanência na Alemanha seja de, no mínimo, dez meses.
A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão mista formada por consultores e representantes da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). Cada agência possui uma quota de bolsas e diferentes critérios para sua concessão.
Durante o curso de alemão, todos os bolsistas receberão alojamento, seguro-saúde e auxílio mensal no valor de 410 euros. Os demais benefícios variam de acordo com cada agência financiadora.
Mais informações podem ser obtidas no edital do programa ou pelo telefone 61- 2022-6669.

Fonte: Universia em  http://www.universia.com.br/

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Convocatória Anual BECAS MAEC-AECID 2011-2012

Está aberta a convocatória do programa de bolsas anual promovido pelo Ministério de Assuntos Exteriores de Espanha e pela Agência de Cooperação Espanhola para o Desenvolvimento. Os brasileiros estão inseridos na categoria "ciudadanos extranjeros" e podem optar por diversas modalidades de curso, entre os quais, cultura e língua espanhola, especializações, mestrados e doutorados. Cada modalidade conta com prazos e requisitos específicos.

Toda a inscrição é feita de forma online na página da web no endereço: http://www.aecid.es/ Escolhendo a opção "Becas, Lectorados y PCI", e em seguida clica em "becas" e "Becas MAEC-AECID para Extranjeros".

Para acessar o edital copia o link abaixo: http://www.aecid.es/export/sites/default/web/galerias/becas/descargas/BECAS_EXTRANJEROS/RESOLUCION_13-12-10.BOE_314.pdf


Esta convocatória também dispõe de uma comunidade chamada "BECAS MAEC-AECID" no orkut para dúvidas e troca de experiências sobre o edital e documentação requerida.


Postado por Luciana Pionório.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Programa Grenoble (França) - Brasil 2011-2012

O Programme Grenoble-Brasil oferece mais de 50 vagas em formações de nível master, doutorado e diploma de engenharia. Duas vias de acesso são possíveis:

Programa de intercâmbio

Dirige-se aos estudantes de universidades parceiras da Universidade de Grenoble que tenham validado no Brasil o mínimo de 6 semestres de estudos em graduação.



Conheça as universidades brasileiras parceirasdo Programa Grenoble-Brasil

UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul 
PUC-RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 

PUC-MG - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais 

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro 

PUC-Rio - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro 

UFPB - Universidade Federal da Paraíba 

UFPR - Universidade Federal do Paraná 

USP - Universidade de São Paulo


Os estudantes são selecionados por sua própria universidade no Brasil (entrar o contato com o serviço de relações internacionais da universidade), que envia a candidatura à Universidade de Grenoble.

Os créditos obtidos durante o ano universitário em Grenoble podem ser validados pela universidade de origem.
O prazo de candidatura para aqueles que desejam se candidatar para o primeiro semestre letivo na França é 16 de maio de 2011; para aqueles que desejam se candidatar somente para o segundo semestre, o prazo de candidatura é 17 de outubro de 2010.

Programa de diploma

Dirige-se aos estudantes titulares de um diploma de graduação ou de mestrado que desejam obter um diploma francês reconhecido em toda a Europa (master, diploma de engenharia e doutorado).

O curso de master tem a duração de 2 anos. O recrutamento é feito tanto no primeiro ano, como diretamente no segundo ano, mediante dossiê dos candidatos.

Os estudantes das universidades parceiras de Grenoble têm prioridade (consultar quadro abaixo).
O prazo de candidatura é  30 de março de 2011.

O Programa Grenoble-Brasil  não é um programa de financiamento, mas de recepção privilegiada dos estudantes. Ele oferece:

- Um curso intensivo de francês no mês de outubro. A maioria das aulas são ministradas em francês, portanto um conhecimento mínimo de francês pode ser exigido. É recomendável (nível B2 do Conselho da Europa ou TCF4);
- Acompanhamento nas etapas administrativas e pedagógicas (antes da chegada a Grenoble e durante o ano universitário);
- Ajuda para encontrar uma habitação na residência universitária ou na cidade (custo por conta do estudante).

Para financiamento dos estudos, existem diversos programas de bolsas, tanto franceses quanto brasileiros e europeus. As datas e os procedimentos diferem de um programa para o outro.

Mais informações http://www.grenoble-univ.fr/programme-bresil/

Postado por CenDoTeC  e clipado pelo boletim PPGS

Centro Celso Furtado e Banco do Nordeste abrem edital público do Programa de Bolsas 2011

São bolsas de mestrado e de doutorado para apoiar pesquisas que tratem de temas em torno do desenvolvimento, nas áreas de Economia e de outras Ciências Sociais. Segundo o edital, as bolsas de pesquisa se destinam aos projetos que têm por referência o Brasil e outros países em desenvolvimento, tratando dos seguintes temas:

-     Agricultura, recursos naturais e desenvolvimento;
-     Aspectos políticos e institucionais do desenvolvimento;
-     Desenvolvimento e mudança estrutural;
-     Desenvolvimento local e regional no Nordeste;
-     Desenvolvimento, política industrial e inovações tecnológicas;
-     Emprego, distribuição de renda e pobreza;
-     Financiamento do desenvolvimento;
-     Integração regional e desenvolvimento;
-     O pensamento de Celso Furtado;
-     Restrição externa, crescimento e inflação;
-     Teorias do desenvolvimento.

 O prazo limite para candidaturas encerra em 31 de março de 2011. As bolsas são incompatíveis com quaisquer outras modalidades de financiamento, para acessar o edital completo:

www.centrocelsofurtado.org.br


Postado por Luciana Pionório

Aberta a Convocatória de bolsas da Fundação Carolina 2011-2012

A Fundação Carolina oferta nesta convocatória um total de 1.420 bolsas entre cursos de verão, especializações, mestrado e doutorado. Para se candidatar é necessário ler o edital de cada curso (que é dividido por área de conhecimento)  e preencher um currículo na página da web da Fundação Carolina em: www.fundacioncarolina.es

 Poderão ser escolhidos até cinco cursos por pessoa e entre os quais é preciso eleger uma ordem de prioridade de 1 a 5 para cada curso, sendo 1 o de maior prioridade.

Para os cursos de verão a data limite para candidaturas é 01/02/2011 e para os demais 06/03/2011.

Para dúvidas e troca de experiências existe uma comunidade da FC no orkut com diversas dicas de bolsistas e ex-bolsistas. Acessem, leiam e boa sorte!

Postado por Luciana Pionório.